Pular para o conteúdo

Greenvolt e o grupo SAPEC levam energia limpa e mais barata às empresas da península da Mitrena, em Setubal.

Greenvolt Comunidades vai desenvolver uma Comunidade de Energia Renovável em Setúbal com várias empresas do Grupo Sapec.


• Os 298 painéis solares fotovoltaicos a instalar vão permitir gerar mais de 238 MWh anualmente, energia mais competitiva e limpa, que poderá ser partilhada entre empresas do Grupo Sapec, mas também com outras da Península da Mitrena.


• Sapec terá uma poupança da rede de cerca de 22%, numa primeira fase, e esta instalação vai evitar a emissão de mais de 63 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos.


A Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, vai criar uma Comunidade de Energia Renovável com várias empresas do Grupo Sapec que desenvolvem a atividade no Parque Industrial Sapec Bay na Zona Industrial da Mitrena em Setúbal. Posteriormente, o objetivo é o de alargar os benefícios da Comunidade de Energia a outras empresas, tendo a SAPEC um papel fundamental nesta dinamização.


Vão ser instalados 298 painéis solares fotovoltaicos numa área de cerca de 1500 metros quadrados. Estes painéis terão uma capacidade total de mais de 162 kWp, sendo capazes de gerar 238 MWh anualmente. A energia gerada permitirá alimentar a unidade de produção de sulfato de alumínio e outras atividades da Sapec com uma independência da rede de cerca de 22%, numa primeira fase, sendo que o projeto terá mais UPAC’s no futuro.


“Este é um projeto particularmente relevante para a Greenvolt Comunidades já que está localizado no Parque Industrial Sapecbay. Proporcionaremos energia mais barata e limpa às empresas do Grupo Sapec, mas sabemos que essa mesma energia chegará tanto a outras empresas do grupo como às restantes, instaladas num parque e zona altamente industrializada”, refere José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.


Numa fase inicial serão instalados painéis em duas das empresas do Grupo Sapec que desenvolvem a atividade no Parque Industrial Sapecbay, onde recentemente foi também anunciado o projeto Aurora (Galp/NorthVolt). A Greenvolt Comunidades e a Sapec têm como objetivo alargar esta comunidade a outras empresas presentes na Península da Mitrena, desde que localizadas num raio até 4 km.


“Com este projeto, o Grupo Sapec pretende, na sequência dos investimentos nas suas atividades tradicionais e em novos negócios que recentemente tem integrado no seu portfolio, continuar a reforçar o seu contributo para a sustentabilidade”, diz António Marques, CEO da Sapec. Estes painéis solares vão evitar a emissão de mais de 63 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos.


A Sapec é um grupo familiar que investe em Portugal desde 1926 num conjunto diversificado de negócios que hoje abrangem Concessões de Terminais Portuários e Serviços de Estiva designadamente de roll on e roll off, Prestação de Serviços Logísticos e Gestão de Plataformas Logísticas Multimodais, Logística Automóvel, Distribuição de Produtos Químicos para a Indústria e Produção de Algas em Aquacultura para a alimentação humana e cosmética.


A Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de comunidades de energia, atua no mercado desde abril de 2022, liderando este segmento com mais de 40 projetos de norte a sul do país, correspondendo a mais de 30MWp.



https://comunidades.greenvolt.com/



Setúbal tem a “localização ideal” para a refinaria de lítio da Galp e Northvolt